E-MAIL MARKETING, qual a melhor hora de envio?

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Se você esperava um texto que lhe dissesse exatamente qual é o horário ideal para disparar seu e-mail marketing, sinto decepcioná-lo. Infelizmente, ninguém poderá lhe dar uma resposta definitiva.

Isto porque a taxa de sucesso do seu e-mail marketing vai variar conforme o público para o qual ele é criado.

Por exemplo: o momento ideal para falar com mães que acabaram de ter um bebê e estão em casa cuidando dele provavelmente é diferente do horário certo para se comunicar com um executivo que trabalha em uma multinacional ou com um aposentado, que passa o dia todo em casa e por aí vai.

O que fazer então para encontrar o timing certo e aumentar a taxa de abertura e conversão do seu e-mail marketing? Aqui vai um passo a passo:

1) Qual é a rotina do seu público?
A primeira coisa que você deve entender é como é o dia a dia do seu comprador ideal. Ele trabalha fora, em horário comercial? Qual é o seu estilo de vida e de trabalho? Médicos, professores e vendedores, por exemplo, passam grande parte do dia sem a possibilidade de checar e-mails. Já secretárias e administradores em geral passam boa parte do horário comercial diante dos seus computadores, com acesso à internet.

2) Com que frequência seu cliente recebe e-mails de outras empresas?
Se você conseguir detectar a quantidade média de mensagens que seu cliente recebe de outras lojas além da sua, saberá mais ou menos o tamanho da sua concorrência.

Um bom exemplo para ilustrar o que isso significa é o mercado de games. De modo geral, o público-alvo deste tipo de produto é jovem e muito conectado. Isso quer dizer que ele pode ser bem suscetível ao seu e-mail marketing, só que também indica que ele provavelmente recebe muitos outros. Sua preocupação deve ser estar entre as mensagens que ele jamais deletaria sem ler.

3) Sua mensagem diz respeito à vida pessoal ou ao trabalho do cliente?
Quem não se incomoda ao receber um e-mail do chefe em pleno fim de semana? Se você vende produtos que dizem respeito a uma rotina profissional (como artigos de escritório, por exemplo), evite enviar seu e-mail marketing em períodos de descanso e lazer (de noite e aos fins de semana). A chance de eles irem parar no lixo é enorme quando são abertos fora do local e horário de trabalho.

Por outro lado, se sua mensagem for de teor muito pessoal – ofertas de lingeries, por exemplo –, ela pode ser inadequada para ser acessada no ambiente de trabalho e acabar se perdendo, caso chegue à caixa de entrada no meio do expediente.

4) Há mais de um tipo de cliente no seu mailing?
Se sua resposta para esta pergunta for “sim”, a solução é segmentar o mailing, criando grupos diferentes de acordo com os perfis de cada um. Dessa forma, você pode direcionar melhor seus disparos e aumentar a taxa de abertura.

5) Como saber o que funciona?
Esta é fácil: testando. Com sua lista em mãos, faça testes AB. Experimente mandar a mesma mensagem em horários diferentes para diferentes grupos e veja qual é o resultado. Repetindo essa fórmula, você poderá, em pouco tempo, descobrir o que funciona melhor para o seu público.

De tempos em tempos, pesquise de novo, segmente novamente sua base, se for necessário, porque o cenário pode mudar.

ma tabela como guia
Como já disse, não é possível tomar decisões sem conhecer bem o público da sua loja. Mas, baseado em diversas pesquisas sobre o tema, apresento algumas regras gerais podem servir de baliza para a sua estratégia:

Entre 22h e 6h – horário ruim: vários e-mails são enviados enquanto o usuário está dormindo. Quando ele liga o computador, no dia seguinte, tem uma série de mensagens acumuladas. Esses e-mails têm grandes chances de serem deletados ou reportados como spam.

Entre 6h e 10h – horário bom: é o período mais ativo do usuário na sua caixa de entrada, de modo geral. A concorrência é grande (inclusive com assuntos mais urgentes), mas neste período ele está bastante propenso a se deixar distrair com e-mails de marketing, pois ainda não mergulhou no trabalho.

Entre 10h e 12h – horário ruim: o foco neste intervalo é todo no trabalho e as mensagens que chegam tendem a ser consideradas como intromissões. Evite incomodar.

Entre 12h e 14h – horário regular: muitas pessoas conseguem abrir seus e-mails com calma apenas na hora do almoço, então, este é um período com grandes taxas de abertura, mas não quer dizer que seja um bom momento para conversões. A tendência é se concentrar em responder mensagens urgentes.

Entre 14h e 16h – horário ruim: como no intervalo das 10h às 12h, o mais importante volta a ser o trabalho e os outros e-mails. Com sorte, sua mensagem será deixada para mais tarde, mas há grandes chances de ela ser ignorada ou apagada.

Entre 16h e 17h – horário bom: este é outro bom momento para o seu e-mail. O que era urgente já está pronto ou em andamento neste horário e, normalmente, sobra tempo para uma olhada mais atenta à caixa de entrada.

Entre 17h e 19h – horário bom: se você vende produtos relacionados a lazer e férias, este é o melhor período. Quem ainda está no trabalho, provavelmente está cansado e quer arejar um pouco a cabeça. Quem está em casa, já está entrando no modo descanso. Dados apontam que, em média, 30% das mensagens de marketing são abertas neste período.

Entre 19h e 22h – horário regular: neste horário, a maior parte dos clientes já está em casa e totalmente dedicada a atividades que estão pouco ligadas ao trabalho. Sugestões nas áreas de eletrônicos, moda e esportes são as que fazem mais sucesso neste intervalo.

Sábado – horário regular: é uma das maiores oportunidades para produtos de uso pessoal. As taxas de abertura e cliques chegam a ser mais altas que qualquer horário durante a semana. Mas é também o dia da semana em que há mais mensagens reportadas como spam. O que isto quer dizer? Que você deve ser muito relevante ao enviar mensagens aos sábados.

Domingo – horário ruim: nem todo mundo acessa e-mails aos domingos e as mensagens acabam caindo na primeira faixa da segunda-feira – aquela que, como já vimos, não é das mais felizes. Melhor evitar.

Que tal colocar as dicas em prática e ajustar o timing do seu e-mail marketing?

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